
Altos funcionários da Trinity Metals, Global Tungsten and Powders (GTP), parte do Plansee Group, e Traxys foram acompanhados hoje pelo Embaixador dos EUA em Ruanda e pelo Embaixador Adjunto de Ruanda nos EUA para testemunhar a chegada histórica de concentrado de tungstênio (WO3) da Mina Trinity Nyakabingo às instalações da GTP em Towanda, Pensilvânia.
De acordo com o acordo comercial firmado no mês passado, as instalações de processamento da GTP começaram a receber material de Ruanda para processamento em pós de tungstênio e carboneto de tungstênio de alta qualidade, que são usados para produzir componentes acabados para usos industriais finais.
O presidente da Trinity Metals, Shawn McCormick, disse: “É uma honra ver nosso material de Ruanda aqui, em uma das maiores processadoras de tungstênio do mundo, sendo convertido em produtos que ajudarão a tornar os Estados Unidos mais seguros, fortes e prósperos. Por sua vez, os quase 7.000 funcionários da Trinity Metals e do governo de Ruanda se beneficiarão desse acesso ao mercado e do aprofundamento dos laços estratégicos entre os dois países.”
Eric Rowe, Director Global de Matérias-Primas do Grupo Plansee, acrescentou: “Damos as boas-vindas a este primeiro carregamento de matéria-prima de tungstênio produzida de forma responsável para o nosso mix e para a cadeia de suprimentos de minerais essenciais dos EUA. É realmente um momento histórico testemunhar a chegada deste produto da Ruanda aos Estados Unidos”.
O chefe de estanho e metais especiais da Traxys, Ioannis Kallinikos, disse: “A Traxys tem orgulho de ser o catalisador que permitiu que o produtor de tungstênio mais significativo da África, a Mina Trinity Nyakabingo, alcançasse um consumidor do calibre da GTP”.
O evento de hoje contou com a presença do embaixador dos EUA em Ruanda, Eric Kneedler, e do vice-embaixador de Ruanda nos Estados Unidos, Arthur Asiimwe.
A Trinity Metals foi formada em 2022 pela fusão de três minas históricas: a Mina de Tungstênio Nyakabingo, a Mina de Estanho Rutongo e a Mina de Estanho e Tântalo Musha, tornando-se a maior produtora de minerais essenciais livres de conflitos e trabalho infantil em Ruanda. A Trinity também descobriu um depósito de lítio altamente promissor chamado Ntunga em sua concessão Musha.
É também a primeira mina em operação na África a garantir financiamento de assistência técnica da Corporação Financeira Internacional para o Desenvolvimento (DFC) dos EUA para apoiar iniciativas de governança ambiental e social (ESG) em suas operações.
Para saber mais sobre a Trinity, acesse: https://trinity-metals.com/
Para saber mais sobre a GTP, acesse: www.globaltungsten.com/
Para saber mais sobre a Plansee, acesse: https://plansee-group.com/
Para saber mais sobre a Traxys, acesse: www.traxys.com
Fonte: CNBC ÁFRICA