
O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor afirmou que o investimento consistente no capital humano consta das prioridades do sector mineiro angolano.
Em declarações esta segunda-feira, 15, em Luanda, após a cerimónia de abertura da segunda edição do “Mining Summit Angola”, realizada pela Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), Jânio Correia Victor referiu que nenhuma estratégia de crescimento sustentável é bem-sucedida sem este quesito, facto que tem merecido cada vez mais atenção do sector, com apostas em instituições de formação de quadros e actualizações curriculares permanentes dos profissionais.

Segundo o responsável, a dinâmica do sector mineiro em Angola exige o funcionamento pleno de toda a cadeia de valor e impõe o surgimento de estruturas que reforcem esta dinâmica.
“A gestão dos recursos minerais em Angola deve basear-se em três pilares: Estratégia, capacitação e competitividade. É com estas bases que queremos fortificar este sector, tornando-o mais capaz de produzir valor”, disse.

Por outro lado, o PCA da Agência dos Recursos Minerais, Jacinto Rocha, anfitrião do evento, referiu que a base da indústria diamantífera angolana é a confiança, cujo pilar inicia com dados sólidos na classificação e na avaliação dos recursos e minerais angolanos.
“A credibilidade e a viabilidade dos projectos mineiros dependem desta confiança”, sublinhou, deixando, mais adiante, um compromisso pessoal e institucional onde o País deve dar os primeiros passos para a criação do órgão de interesse e utilidade pública que representa os geocientistas.
“Nos próximos cinco anos, temos que ter geólogos angolanos reconhecidos como profissionais qualificados ou pessoas competentes no âmbito dos padrões da família CRIRSCO”.
Com o tema “Mineração, Inovação e Sustentabilidade em Angola”, o “Mining Summit Angola” decorreu esta segunda-feira e reuniu autoridades, especialistas, empresas e organizações da sociedade civil para discutir o futuro do sector mineiro, a partir de uma perspectiva técnica, regulatória e internacional.
