
A joint-venture entre a multinacional suíça Glencore e a empresa sul-africana Merafe Resources, Glencore-Merafe, anunciou que vai suspender as operações nas fundições de ferro-cromo Boshoek Smelter e Wonderkop Smelter para manutenção e conservação a partir de 1 de Janeiro, com efeito imediato.
Segundo noticiou o portal News24, o anúncio de rescisão e os planos de demissão voluntária foram divulgados nesta segunda-feira 1 de Dezembro.
As operações serão suspensas definitivamente caso não surja uma solução viável por parte do Governo sul-africano até 8 de Dezembro — data-limite para aprovação dos compromissos. A empresa não especificou quantos postos de trabalho serão afectados, mas indicou que emprega cerca de três mil pessoas na área de fundição.
O encerramento destas fundições reflecte uma tendência crescente na indústria ferrocêmica sul-africana, que está sob forte pressão devido aos elevados custos energéticos e à concorrência das importações baratas de ferrocromo, particularmente da China.
Nos últimos anos, a joint-venture já havia encerrado dez dos seus 22 fornos, com perda significativa de postos de trabalho e redução da produção.
A suspensão afecta não apenas os trabalhadores directos, com também tem implicações profundas para as comunidades locais e para toda a cadeia económica associada à indústria de ferro cromo, desde fornecedores a serviços auxiliares.
Diário Económico