BOTSUANA LANÇA PROGRAMA DE CIDADANIA PARA IMPULSIONAR A ECONOMIA ALÉM DOS DIAMANTES

BOTSUANA LANÇA PROGRAMA DE CIDADANIA PARA IMPULSIONAR A ECONOMIA ALÉM DOS DIAMANTES

NOVA YORK, 26 de Setembro (Reuters) – O presidente do Botsuana, Duma Boko, disse nesta sexta-feira, 26, que o seu país estabelecerá um programa de cidadania por investimento, enquanto o país do sul da África busca diversificar a sua economia para além do seu maior produto de exportação, os diamantes.

Por: Reuters

O orçamento do Botsuana foi limitado este ano devido à prolongada retração do mercado global de diamantes. O Botsuana é o maior produtor mundial de diamantes em valor.

“Este programa nos permitirá continuar a garantir o futuro financeiro de longo prazo do Botsuana”, disse Boko num comunicado. O novo programa arrecadará fundos para atender a necessidades prioritárias, incluindo o mercado imobiliário, bem como os sectores de turismo, energia renovável, mineração e serviços financeiros do país, de acordo com o comunicado. O valor do investimento necessário para a cidadania ainda não foi definido.

A economia do Botsuana contraiu 3% no ano passado, e o governo prevê outra contração em 2025 por causa da crise dos diamantes.

Denunciar este anúncio

O Boko Haram declarou estado de emergência de saúde pública em Agosto, após a falha na cadeia de suprimentos médicos do país. Em Setembro, o país do sul da África criou um novo fundo soberano para impulsionar a diversificação económica, criar empregos e administrar empresas estatais.

O Botsuana contratou a consultoria de migração de investimentos, Arton Capital, sob um memorando de entendimento para estabelecer o programa de cidadania.