CHINA ESTARIA A ACUMULAR OURO SECRETAMENTE PARA REDUZIR DEPENDÊNCIA DO DÓLAR

CHINA ESTARIA A ACUMULAR OURO SECRETAMENTE PARA REDUZIR DEPENDÊNCIA DO DÓLAR

O Banco do Povo da China (PBoC) está a comprar ouro físico para aumentar as suas reservas há pelo menos três anos e existem especulações crescentes de que o país possa estar a comprar ainda mais metal precioso em segredo, como parte de uma estratégia para reduzir a sua dependência do dólar americano.

“O aumento nas compras de ouro pelo PBoC começou em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia”, disse Jan Nieuwenhuijs, analista de ouro da Money Metals.

Na época, o Ocidente congelou as reservas cambiais da Rússia, o que foi o “momento em que o dólar foi usado como arma de uma forma nunca vista antes, o que assustou os bancos centrais estrangeiros e os estimulou a comprar quantidades recordes de ouro”.

Em 2022, o BC chinês relatou o primeiro aumento nas suas reservas de ouro desde Setembro de 2019, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.

Porém, o intervalo não significa que o banco central não tenha feito compras do metal precioso para as suas reservas entre esses períodos. Obter dados precisos da China é amplamente conhecido por ser um desafio.

“Dado o volume de ouro que está a comprar, é bastante sensato que a China limite as divulgações públicas sempre que possível”, disse Stefan Gleason, presidente e director executivo da Money Metals.

Fonte: InfoMoney