CUANZA-SUL: MINISTRO DIAMANTINO AZEVEDO DESTACA INTERESSANTE POTENCIAL DE RECURSOS MINERAIS EXISTENTES NA PROVÍNCIA

CUANZA-SUL: MINISTRO DIAMANTINO AZEVEDO DESTACA INTERESSANTE POTENCIAL DE RECURSOS MINERAIS EXISTENTES NA PROVÍNCIA

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás destacou, essa semana, que a província da Cuanza-Sul, possui “um potencial interessante em recursos minerais”.

Diamantino Pedro Azevedo teceu essas declarações durante a visita de trabalho que efectuou aquela parcela do território nacional na passada segunda-feira, 8 de Dezembro, onde avaliou o andamento dos projectos do Sector.

Após uma reunião e diálogo com as autoridades locais e empresários ligados à indústria extractiva e comercialização de derivados do petróleo, o governante referiu que, a par de outras províncias de Angola onde a exploração de minerais já é uma realidade, o Cuanza-Sul vai destacar-se na produção de calcário e gesso, fundamentais para a fabricação de cimento, tendo mencionado também o crescimento da exploração de quartzo e a actividade diamantífera na região.

Durante o encontro, Diamantino Azevedo reafirmou que o Executivo tem reforçado a proximidade entre o poder Central e o Local.

“Nós visitamos regularmente as províncias, onde abordamos com os governos provinciais a situação do Sector”, sustentou, deixando claro que o Cuanza-Sul não é excepção pelo facto de não ser a primeira vez que recebe uma comitiva do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, liderada pelo seu titular.

“Mantemos presença activa no Cuanza-Sul, através de infra-estruturas como a Painel, o Terminal Oceânico do Porto Amboim, o Instituto Nacional de Petróleos (INP) e o Centro de Formação Marítima, além do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, em fase de implementação”, sublinhou, depois de já se ter referido aos recursos minerais existentes na província.

Em termos de recomendações, Diamantino Azevedo disse que “o foco permanece na consolidação dos projectos em curso e no acompanhamento rigoroso das actividades de prospecção e exploração mineral” que “são trabalhos que levam o seu tempo”, acrescentando mais adiante que o Governo tem estado a avaliar a instalação de novas indústrias ligadas ao sector mineral.

Centro de Pesquisa da Sonangol entra em funcionamento em 2026

Sobre a inauguração do Centro de Pesquisa da Sonangol, o Ministro avançou que a previsão é de que aconteça no próximo ano.

“O objecto social do centro foi alargado para energias renováveis, minerais críticos para a transição energética e biocombustíveis. Isso exige mais investimentos e mais infra-estrutura”, finalizou.

C/ agências