
Um projecto de piscicultura focado na produção de peixes em viveiros escavados, foi lançado segunda-feira, na área do Vuca, município do Cuango, província da Lunda-Norte, pela Sociedade Mineira do Cuango, para beneficiar a comunidade local.
No lançamento do projecto, orçado em 20 milhões de kwanzas, foram entregues cinco tanques de produção povoados com mil e 300 tilápia (cacusso) e 20 sacos de ração.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Cuango, Jorge Gonçalves, disse que iniciativa visa a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico local, promovendo autonomia económica e a inclusão produtiva.
Acrescentou que o projecto denominado “TUQUEIA”, visa igualmente fortalecer as comunidades, gerar rendimento e impulsionar a produção local de forma sustentável.
Disse que o mesmo será gerido pela cooperativa Vuca Leste, com mais de 20 piscicultores.
Esclareceu que a Sociedade Mineira do Cuango garantirá 1 ano de apoio técnico e financeiro.
Anunciou que ainda este este mês, o projecto será lançado na comunidade do Candongo, com mais cinco tanques de piscicultura.
A Sociedade Mineira do Cuango é uma empresa angolana de prospecção e exploração de diamantes, criada a 19 de Setembro de 2004, constituída pela ENDIAMA EP, ITM e a LUMANHE.
A sua área de concessão situa-se na província da Lunda-Norte, no município do Cuango e do Xá Muteba, com mil e 195 quilômetros quadrados de extensão na zona hidrográfica do rio Cuango.
Angop