OURO EM BAIXA COM TOMADA DE LUCROS E SUBIDA DO JURO DOS TREASURIES

OURO EM BAIXA COM TOMADA DE LUCROS E SUBIDA DO JURO DOS TREASURIES

O ouro segue em baixa, esta terça-feira (2), após ter tocado um máximo de seis semanas na sessão anterior, pressionado pela subida da yield dos Treasuries norte-americanos e alguma tomada de lucros, enquanto os investidores aguardam a divulgação de novos dados económicos dos Estados Unidos da América (EUA) para avaliar o rumo da política monetária da Reserva Federal (Fed).

O metal amarelo recua 0,4% para 4216,46 dólares por onça. A prata cai 1,2% para 57,2887 dólares por onça.

Os rendimentos dos Treasuries a dez anos mantinham-se próximos do máximo de duas semanas atingido na sessão anterior, reduzindo o apetite pelo metal precioso.

“O ouro está a ter um desempenho fraco hoje, mas o quadro fundamental não mudou – continua a incluir os cortes previstos dos juros nos EUA”, afirmou Tim Waterer, analista-chefe de mercados da KCM Trade, citado pela Reuters.

Os mercados estão cautelosos, já que se espera que o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, não adopte um tom tão pessimista quanto alguns dos seus colegas, e o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) – a medida de inflação preferida pela Fed – deverá mostrar uma leitura relativamente moderada na sexta-feira, acrescentou Waterer.

Num discurso na Universidade de Stanford na segunda-feira à noite, Powell não comentou a economia nem a política monetária.

Diário Económico