
A empresa australiana DevEx Resources, cotada na Bolsa de Valores ASX, anunciou a nomeação do geólogo e executivo mineiro Matthew Yates como administrador não executivo, com efeitos a partir de 1 de Dezembro. A decisão insere-se numa estratégia de reforço da estrutura de governação da empresa, numa fase de expansão das suas operações e do seu portefólio de activos.
De acordo com o portal Mining Weekly, Matthew Yates conta com mais de 35 anos de experiência internacional na indústria de recursos minerais, com passagens por África, Austrália, Ásia Central e Golfo. O seu percurso inclui cargos de liderança em vários projectos relevantes no continente africano, entre os quais se destaca a sua participação em iniciativas de exploração de urânio em Moçambique, nomeadamente no distrito de Mavuzi.
O novo administrador da DevEx desempenhou anteriormente funções de direcção na OmegaCorp, adquirida pela Denison Mines por 12,7 mil milhões de meticais (200 milhões de dólares) em 2007, e na Mantra Resources, comprada pela ARMZ num negócio avaliado em 63,6 mil milhões de meticais. Integrou também a equipa da Fusion Resources antes da sua absorção pela Paladin Energy.
No caso moçambicano, Matthew Yates esteve envolvido na identificação e desenvolvimento inicial do projecto mineiro de Mavuzi, numa altura em que se procurava avaliar o potencial de exploração de urânio no centro do País. A sua actuação inscreve-se numa fase de grande interesse internacional pelos recursos minerais moçambicanos, sobretudo no período pós-conflito.

Actualmente, Yates preside à Solstice Minerals, empresa derivada do portefólio de exploração da OreCorp na Austrália Ocidental, da qual também foi co-fundador e presidente-executivo, tendo conduzido a companhia até à sua aquisição pela Perseus Mining por 17,8 mil milhões de meticais (280 milhões de dólares australianos), com base nas taxas de câmbio médias actuais.
A administração da DevEx considera que a integração de Matthew Yates representa uma mais-valia estratégica, tendo em conta a sua experiência em fusões, aquisição de activos, angariação de capital e construção de empresas no sector extractivo.
“Matt tem um histórico consistente na criação de valor, conduzindo projectos desde a fase geradora até à consolidação como empresas de sucesso. A sua liderança será determinante para o momento de crescimento em que nos encontramos”, afirmou Tim Goyder, presidente do conselho de administração da DevEx Resources.
A entrada de Yates na estrutura da empresa coincide com outras mudanças na liderança da DevEx, incluindo a nomeação de Marnie Finlayson como directora executiva, e de Brendan Bradley como director técnico. A empresa pretende agora consolidar a sua estratégia de crescimento em torno de activos considerados de alta qualidade.
Diário Económico