MIREMPET TEM 25 PROJECTOS DIAMANTÍFEROS EM FASE DE PROSPECÇÃO

MIREMPET TEM 25 PROJECTOS DIAMANTÍFEROS EM FASE DE PROSPECÇÃO

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, afirmou que estão em curso, actualmente em Angola, 25 projectos diamantíferos em fase de prospecção efectiva.

Diamantino Azevedo, revelou estes dados no município de Ondjiva, província do Cunene onde decorre, durante dois dias – 20 e 21 – a XI Reunião do Conselho Consultivo do pelouro que dirige, com vista a avaliar os progressos do mandato 2023-2027 e projectar as prioridades futuras.

De acordo com o governante, cinco destes projectos são em depósitos primários e 20 em secundários, cujo destaque recaem para os projectos Chiri, Lulo, Tchitengo, Chiumbe, Kunda, Luachimba, Sachenda e Xamacanda que se encontram em fase mais avançada de prospecção.

Projecto diamantífero em Angola | DR

“Paralelamente, registaram-se progressos nos trabalhos para a conclusão das instalações provisórias da Bolsa de Diamantes de Angola, com esforços direccionados para a sua operacionalização no menor prazo possível, dada a sua relevância estratégica para o sector”, explicou.

Na visão do ministro Diamantino Azevedo, o fortalecimento da capacidade de lapidação de diamantes continua a ser uma prioridade estratégica para o sector, reflectindo o compromisso com a valorização dos recursos minerais e o desenvolvimento da indústria diamantífera nacional.

Desde 2018, acrescentou o governante, foram inauguradas oito fábricas de lapidação, onde, ao contrário do que acontecia antes, Luanda não se apresenta como a província privilegiada.

“Saurimo conta com cinco fábricas de lapidação, incluindo duas novas construídas entre 2023 e a presente data, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e Luanda tem três unidades. Apesar desses avanços, apenas quatro dessas fábricas estão actualmente operacionais, e esforços continuam a ser envidados para garantir que as restantes possam entrar em funcionamento, promovendo um maior aproveitamento das infra-estruturas e fortalecendo Angola como um dos principais pólos de transformação diamantífera da região”, sublinhou, realçamos a aprovação de um regime provisório de incentivos fiscais para a actividade de lapidação que vai estimular o crescimento sustentável do sector e incentivar novas oportunidades de investimento.

Participantes do XI Conselho Consultivo do MIREMPET em Ondjiva, Cunene | DR

No segmento do ouro, o ministro do MIREMPET destacou o início da produção dos projectos Buco Zau e Lufo, em Cabinda, além de outros em fase de restruturação, prospecção ou desenvolvimento mineiro. Na ocasião e, em gesto de conclusão deste capítulo, garantiu que a Refinaria de Ouro, em Luanda, será inaugurada brevemente.

Sob o lema “Recursos Minerais, Petróleo e Gás: Do Potencial ao Desenvolvimento Estratégico”, o fórum de carácter estratégico, visa reafirmar o compromisso institucional com o crescimento sustentável e a valorização integrada dos recursos do País.