
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realiza, hoje e amanhã (20 e 21 de Novembro), na província do Cunene, a XI Reunião do seu Conselho Consultivo.
Segundo apurou o Angola Minas no local da actividade, o fórum de carácter estratégico, reúne os principais responsáveis do Sector para avaliar os progressos do mandato 2023-2027 e projectar as prioridades futuras.
Presidida pelo Ministro Diamantino Azevedo, a sessão contará com a participação da Governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, directores nacionais e provinciais, PCA e directores das instituições tuteladas, representantes de empresas, funcionários do Sector e diversas individualidades convidadas.
Sob o lema “Recursos Minerais, Petróleo e Gás: Do Potencial ao Desenvolvimento Estratégico”, o encontro visa reafirmar o compromisso institucional com o crescimento sustentável e a valorização integrada dos recursos do País.
O programa inclui ainda a apresentação do balanço das acções executadas, a análise do potencial mineiro de Angola, com destaque para o Cunene, e o debate de temas como o impacto do contrabando de combustíveis, o desenvolvimento dos projectos de exploração e produção onshore, as estratégias de exploração petrolífera e mineira, bem como o papel da qualidade do investidor no fortalecimento do Sector.
Para o primeiro dia, está agendado um encontro metodológico do Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, bem como, uma discussão sobre a estratégia e proposta da Lei sobre os Biocombustiveis.