
A Sociedade Mineira de Catoca implementou recentemente um sistema de rastreabilidade digital dos seus diamantes, denominado iTraceIT, uma plataforma inovadora que reforça o compromisso com a transparência, a ética empresarial e a conformidade com as melhores práticas internacionais.
De acordo com uma nota da empresa a que o Portal Angola Minas teve acesso, este importante marco, além de reafirmar o posicionamento de Catoca como referência em termos de melhores práticas internacionais, pioneira na implementação deste mecanismo de controlo, desde a recuperação ao produto final, a implementação do iTraceIT reforça o comprometimento da empresa com a transparência, a sustentabilidade e a confiança, junto dos mercados internacionais e dos seus parceiros.
Segundo o Director Geral, Benedito Paulo Manuel, a adopção do sistema iTraceIT permitirá à Catoca assegurar a rastreabilidade integral dos diamantes desde a mina até ao cliente final, alinhando-se com as melhores práticas da indústria diamantífera global.
“Com a implementação desta tecnologia, demos um passo decisivo na consolidação da nossa posição como referência na mineração responsável e na promoção de uma cadeia de valor cada vez mais ética e transparente”, disse.
Este resultado representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um reflexo do empenho e dedicação de toda a equipa de Catoca em continuar a elevar os padrões de excelência da indústria diamantífera angolana, um compromisso com a transparência, inovação e futuro sustentável.