
O dia 22 de Outubro entra para a história da mineração angolana como o dia do lançamento oficial da recém-criada Câmara de Minas de Angola.
A apresentação da referida câmara foi feita à margem da Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC), que acontece quarta e quinta-feira em Luanda, cuja liderança está a cargo do antigo Ministro do Sector, Eng. José Dias.
A constituição da entidade, segundo o seu presidente, foi uma resposta directa ao desafio lançado pelo Ministro Diamantino Azevedo.
“A criação da Câmara representa o compromisso de tornar a mineração um motor estratégico para o desenvolvimento do país, com responsabilidade ambiental e inclusão das comunidades locais”, afirmou José Dias durante a apresentação.
A nova estrutura pretende actuar como elo entre o governo, as empresas mineiras e as comunidades, promovendo práticas sustentáveis, atraindo investimento e incentivando a formação de quadros nacionais. Também se propõe a facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia, contribuindo para o progresso económico e social de Angola.