
Representantes dos países membros do Processo Kimberley, Indústria e da Sociedade Civil, participarão de 16 a 17 de Outubro do ano em curso, em Luanda, na Reunião do Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação do Processo Kimberley.
O evento servirá para discutir e avaliar as propostas a serem apresentadas pelos responsáveis dos sub-grupos de trabalhos, bem como o balanço das actividades desenvolvidas durante o primeiro semestre do corrente ano pelos referidos sub- grupos.
Durante o certame será discutido e avaliado as propostas do sub-grupo de trabalho da Definição de Diamantes de Conflito, dirigido pelo Conselho Mundial de Diamantes e do sub-grupo de Boa Governação, dirigido pela India.
As propostas em referência serão submetidas à Reunião Plenária a decorrer no Dubai, Emirados Árabes Unidos, entre 17 e 20 de Novembro próximo. A presidência do Processo Kimberley, é actualmente assumida pelos Emirados Árabes Unidos, dirigido pelo Presidente Executivo da DMCC,Ahmed Bin Sulayem, que vai prestigiar com a sua presença na reunião de Luanda.
Outrossim, o encontro irá igualmente preparar a proposta da agenda de trabalho para a Reunião Plenária.
Recorde-se que o Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma é dirigido pelo angolano Estanislau Buio, actual Coordenador Nacional do Processo Kimberley.
O Processo Kimberley é o órgão de certificação de origem dos diamantes, concebido para evitar a compra e venda de diamantes provenientes das áreas de conflitos.