ANGOLA PRODUZIU 9.6 MILHÕES DE QUILATES DE DIAMANTES EM OITO MESES

ANGOLA PRODUZIU 9.6 MILHÕES DE QUILATES DE DIAMANTES EM OITO MESES

A produção de diamantes nos últimos oito meses cifrou-se em 9.6 milhões de quilates, representando um aumento de 14 por cento em relação ao igual período de 2024.

O plano produção para este ano prevê 14.8 milhões quilates, contra os 14.5 produzidos em 2024 pelas 24 sociedade mineiras.

De acordo com o comunicado final do 5° encontro de balanço semestral do subsector dos diamantes, realizado na província da Lunda-Norte, no conjunto de kimberlitos a produção ficou acima do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN) e superior ao período homólogo de 2024 (17%).

Enquanto os projetos aluvionares, que representam cerca de nove por cento da produção global, ficaram 34 por cento abaixo do PDN e aproximadamente 10% a menos em relação ao período homólogo de 2024.

De acordo com o comunicado, esse desempenho foi alcançado num contexto de pressão, associada a queda do preço dos diamantes no mercado mundial , reforçando a necessidade de disciplina operacional e optimização do custo por quilates.

Na ocasião, o administrador executivo da ENDIAMA EP, Laureano Paulo, apelou a necessidade do cumprimento da auditoria de recursos e reservas, segundo padrões internacionais, bem como a implementação de programa de optimização de custos nas operações mineiras.

Recomendou a implementação de estratégias de comercialização, workshops específicos, composição de lotes, timing de venda e da rastreabilidade dos diamantes.

Orientou igualmente a capacitação de quadros e a valorização do conteúdo local, bem como melhorias dos programas ambientais, através de licenciamento, construção e manutenção de bacias de retenção de finos, recomposição de solos e reflorestação.

Apelou ainda à disciplina operacional, prudência financeira e liderança de campo, com prioridade a segurança, a fiabilidade e ao custo por quilate.

Actualmente, ENDIAMA controla 54 projectos em prospecção e em reestruturação e 25 sociedades mineiras em exploração.