
Morreu esta sexta-feira, 26, na África do Sul, o antigo Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Manuel Arnaldo de Sousa Calado, vítima de doença.
Em nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) a que o Portal Angola Minas teve acesso, aquele órgão ministerial diz que foi com profunda dor e consternação que a sua Direcção e os seus funcionários tomaram conhecimento do passamento físico do Dr. Manuel Arnaldo de Sousa Calado.
“O Dr. Arnaldo Calado foi uma figura incontornável da indústria diamantífera angolana, tendo exercido, com dedicação e excelência, funções de elevada responsabilidade, com destaque para os cargos de Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P., da SODIAM E.P. e Director-Geral da empresa pública Roremira-UEE. Exerceu igualmente os cargos de Presidente do Conselho de Gestão da Angorocha/Angostone e da Câmara de Comércio Angola-China. O seu legado permanece vivo nas instituições que ajudou a fortalecer e nas políticas que promoveu em prol do desenvolvimento do sector mineiro nacional”, lê-se na nota.
Por outro lado, o MIREMPET sublinha que a trajectória profissional desta grande figura estendeu-se ainda ao sector bancário e ao desporto, onde foi Primeiro Vice-Presidente do Clube 1.º de Agosto durante 12 anos e Vice-Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), contribuindo para marcos históricos como a qualificação de Angola ao
Mundial de Sub-20 na Argentina e ao Campeonato do Mundo de Futebol na
Alemanha.
“O MIREMPET solidariza-se com a família enlutada, amigos e colegas,
rendendo homenagem à sua memória e ao contributo inestimável que prestou ao País. Endereço, em meu nome e em nome de todos os funcionários do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, as nossas mais sentidas condolências, augurando-lhes coragem nesta hora de dor e luto”, sustenta.
Todavia, o Portal Angola Minas curva-se igualmente à memória do falecido Dr. Arnaldo Calado, endereçando os profundos sentimentos de pesar à família enlutada e fazendo fé de que a sua alma descanse em paz.