“MOÇAMBIQUE ENTRE AS 10 PIORES JURISDIÇÕES DO MUNDO PARA INVESTIMENTO MINEIRO”, REFERE FRASER INSTITUTO

“MOÇAMBIQUE ENTRE AS 10 PIORES JURISDIÇÕES DO MUNDO PARA INVESTIMENTO MINEIRO”, REFERE FRASER INSTITUTO

Moçambique foi classificado entre as 10 jurisdições menos atractivas do mundo para investimento no sector mineiro, de acordo com o Annual Survey of Mining Companies 2025, publicado pelo Fraser Institute, um ‘think tank’ canadiano de referência na área de políticas públicas e economia dos recursos naturais, informou esta quarta-feira, 20 de Julho, o portal de notícias Engineering News.

O País ocupa um dos últimos lugares no Índice de Atractividade para Investimento, integrando um grupo que inclui também a Etiópia, que ficou em último lugar, Suriname, Níger, Madagáscar, Bolívia, República Dominicana, Guiné (Conacri), Nova Escócia (Canadá) e o Estado norte-americano do Minnesota.

De acordo com o relatório, África foi a região com pior desempenho global, com cinco jurisdições entre as dez menos competitivas para o investimento mineiro. Seguiram-se a América Latina, com três jurisdições na tabela, com o Canadá e os Estados Unidos.

O estudo do Fraser Institute, baseado em inquéritos realizados a executivos das áreas de mineração e exploração em 82 jurisdições, avalia não apenas o potencial geológico de cada região, mas também factores como estabilidade política, segurança jurídica, previsibilidade regulatória e políticas fiscais. O relatório é amplamente utilizado por investidores internacionais como referência para decisões estratégicas no sector extractivo.

Fonte: CPG