
Moçambique foi classificado entre as 10 jurisdições menos atractivas do mundo para investimento no sector mineiro, de acordo com o Annual Survey of Mining Companies 2025, publicado pelo Fraser Institute, um ‘think tank’ canadiano de referência na área de políticas públicas e economia dos recursos naturais, informou esta quarta-feira, 20 de Julho, o portal de notícias Engineering News.
O País ocupa um dos últimos lugares no Índice de Atractividade para Investimento, integrando um grupo que inclui também a Etiópia, que ficou em último lugar, Suriname, Níger, Madagáscar, Bolívia, República Dominicana, Guiné (Conacri), Nova Escócia (Canadá) e o Estado norte-americano do Minnesota.
De acordo com o relatório, África foi a região com pior desempenho global, com cinco jurisdições entre as dez menos competitivas para o investimento mineiro. Seguiram-se a América Latina, com três jurisdições na tabela, com o Canadá e os Estados Unidos.
O estudo do Fraser Institute, baseado em inquéritos realizados a executivos das áreas de mineração e exploração em 82 jurisdições, avalia não apenas o potencial geológico de cada região, mas também factores como estabilidade política, segurança jurídica, previsibilidade regulatória e políticas fiscais. O relatório é amplamente utilizado por investidores internacionais como referência para decisões estratégicas no sector extractivo.
Fonte: CPG