“NÃO HÁ NADA A PERDER — E TUDO A GANHAR”

“NÃO HÁ NADA A PERDER — E TUDO A GANHAR”

Gastei seis dígitos e quatro meses testando diferentes mensagens para diamantes naturais e passei por uma evolução.

No início, pensei que o caminho para o marketing de diamantes naturais fosse a tecnologia — blockchain, dados de origem, rastreabilidade. E, embora essas ferramentas para aumentar a transparência sejam importantes, elas não tocam o coração.

O que aprendi é o seguinte: diamantes naturais não são sobre tecnologia. São sobre propósito e emoção.

E quando você vende com propósito — quando conecta diamantes às pessoas, às comunidades, ao próprio amor — você pode se dedicar de coração. Sem medo. Na verdade, acontece o contrário: isso ilumina positivamente toda a sua empresa.

Vimos isso de perto na J.R.Dunn Jewelers

✨ As vendas de anéis de noivado estão estáveis em unidades e volume. Considero isso uma vitória no momento;

✨ Colares e pulseiras “tennis” estão mais fortes do que nunca;

✨ Meu volume e unidades de diamantes de laboratório caíram, mas, no fim, você recebe o que promove. (Transparência total — meu coração está nos naturais, mas ao mesmo tempo não quero ser um snob de diamantes e afastar clientes que querem os de laboratório).

O que descobri é que os clientes respondem quando a história é humana, quando é sobre romance, quando é sobre significado. As pessoas querem se sentir bem com as suas compras.

Para os varejistas que ainda hesitam em adoptar a origem — prometo, os medos que vocês têm não se concretizam. Eu já os testei. Ninguém se preocupa se é da Namíbia ou do Botsuana. Eles apenas se sentem bem sabendo que você está a fazer o melhor possível com a sua cadeia de suprimentos.

E com os mandatos do G7 a chegarem, a origem não é opcional. A indústria está a caminhar para isso de qualquer maneira.

O que você ganha é clareza, confiança e uma mensagem que eleva não apenas os diamantes, mas sua marca como um todo.

Há tudo a perder se os joalheiros continuarem a comercializar como sempre fizeram. E tudo a ganhar se, colectivamente, contarmos sobre a origem e as histórias das pessoas envolvidas.

Nossas vozes podem ser ouvidas por centenas de milhões de clientes em potencial com uma mensagem positiva sobre diamantes naturais. Não fique paralisado na invisibilidade e no status quo. Aja agora!