PRODUÇÃO DE DIAMANTES EM ANGOLA ATINGE RECORDE DE MAIS DE 14 MILHÕES DE QUILATES

PRODUÇÃO DE DIAMANTES EM ANGOLA ATINGE RECORDE DE MAIS DE 14 MILHÕES DE QUILATES

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, revelou que a produção de diamantes em Angola ultrapassou os 14 milhões de quilates, em 2024, sendo o maior desempenho já registado no sector.

Em declarações à imprensa, no lançamento da terceira edição da Conferência Internacional de Minas de Angola 2025, a decorrer nos dias 22 e 23 de Outubro próximo, em Luanda, Diamantino Azevedo disse que a produção diamantífera, em 2024, atingiu as metas previstas para o presente mandato.

Sem adiantar os resultados financeiros correspondentes a produção alcançada, referiu que o preço médio por quilate caiu cerca de quatro por cento nos mercados internacionais de diamantes, motivado principalmente pelos excedentes e pela vaga dos sintéticos.

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo | DR

Recordou que, em 2023, a produção de diamantes rondou os oito milhões de quilates, tendo salientado que a produção interna tem contribuído para dinamizar o sector e criar empregos.

Sobre uma possível redução de pessoal no projecto diamantífero Catoca, na Lunda Sul, reconheceu que a indústria diamantífera é parte da economia global e manté-la activa exige a tomada de algumas medidas para garantir a sobrevivência da empresa.

A terceira edição da Conferência Internacional de Minas de Angola 2025 vai contar com a participação de cerca de mil delegados provenientes da República Democrática do Congo, Botswana, Namíbia, África do Sul, Estados Unidos da América, China, Índia, Bélgica e Austrália.

Fonte: Rede Girassol