ZÂMBIA: VEDANTA RESOURCES PLANEIA REFORMAR FÁBRICA DE COBRE KCM PARA AUMENTAR PRODUÇÃO

ZÂMBIA: VEDANTA RESOURCES PLANEIA REFORMAR FÁBRICA DE COBRE KCM PARA AUMENTAR PRODUÇÃO

A empresa global de mineração Vedanta Resources planeia reformar a sua fábrica de cobre na Zâmbia, Konkola Copper Mines (KCM), como parte dos esforços para aumentar a produção das operações que a mineradora recuperou no ano passado, informou a Bloomberg.

A fundição passará por uma “paragem total e reforma” para “restaurar a integridade estrutural e melhorar a eficiência”, informou a KCM, propriedade da Vendeta, na quarta-feira, em comunicado. Embora a empresa tenha uma meta de produção de 300 mil toneladas até o início da próxima década, a produção foi inferior a 10% disso no ano passado.

A Vedanta recuperou o controlo da KCM há cerca de um ano, após resolver uma longa disputa com as autoridades zambianas, em parte ao comprometer-se a investir mais de 1,2 mil milhões de dólares ao longo de cinco anos para modernizar as operações e pagar aos credores.

A empresa já injectou mais de 400 milhões dólares na KCM desde que retomou a gestão, incluindo 250 milhões de dólares para saldar dívidas e uma parcela de 124 milhões de dólares, de acordo com o comunicado.

Grande parte do capital será usado para concluir as obras nas operações de mineração subterrânea de Konkola. A mineradora não informou quanto custarão as obras na fundição, quando começarão ou quanto tempo levarão.

O segundo maior produtor de cobre de África isentou, no mês passado, um imposto de exportação para 255 mil toneladas de concentrados de cobre, em parte porque a fundição da KCM não é capaz de processar o material.

Fonte: Diário Económico