ÁFRICA DO SUL: MINEIROS ILEGAIS DETIDOS NA MINA DE OURO DE SHEBA

ÁFRICA DO SUL: MINEIROS ILEGAIS DETIDOS NA MINA DE OURO DE SHEBA

As autoridades sul-africanas comunicaram neste sábado, 2 de Agosto, a detenção de cerca de mil mineiros ilegais, numa operação que teve início segunda-feira (28 de Julho), e que visou a mina de Sheba, perto da cidade de Barberton, cerca de 400 quilómetros a leste de Joanesburgo, numa região conhecida por possuir fontes de ouro.

“Os esforços conjuntos dos serviços de segurança da mina e da polícia levaram à detenção de cerca de mil pessoas. Este numero poderá aumentar, uma vez que outros indivíduos continuam a sair do poço”, declarou o porta-voz da polícia regional de Mpumalanga, Donald Mdhluli.

De acordo com o responsável, a mina de Sheba pertence à empresa Pan African Resources e continua activa, sendo uma das mais antigas.

“A operação que iniciou na segunda-feira perturbou o sistema de funcionamento destes mineiros ilegais, que não conseguiram abastecer-se, obrigando-os a regressar à superfície”, sublinhou.

Segundo a Lusa, esta operação acontece a menos de um ano após o início de uma semelhante que teve lugar na cidade mineira de Stilfontein, onde pelo menos 90 mineiros artesanais perderam a vida antes de o poço abandonado ter sido evacuado, em Janeiro.

Tal como em Stilfontein, as autoridades cercaram a mina de Sheba para desalojar os “zama zamas” (termo em idioma zulu que se refere a mineiros artesanais ilegais), sendo estes na maioria das vezes imigrantes ilegais provenientes de Moçambique, Lesoto ou Zimbabué.

A África do Sul é um dos países mais ricos em recursos minerais do mundo. As suas minas são conhecidas pela produção de ouro, platina, diamantes, carvão, manganês, cromo e ferro. O sector mineiro tem sido, historicamente, um dos pilares da economia sul-africana, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto, a geração de empregos e as exportações.

Fonte: Diário Económico