A SAGA DO MAIOR PRODUTOR DE TERRAS RARAS DOS EUA PARA ACABAR COM O DOMÍNIO DA CHINA

A SAGA DO MAIOR PRODUTOR DE TERRAS RARAS DOS EUA PARA ACABAR COM O DOMÍNIO DA CHINA

Investimentos do Pentágono e um acordo com a Apple estão a turbinar a MP Materials, mas os obstáculos que ela enfrentou ressaltam o desafio de revitalizar a indústria nos EUA.

THE WALL STREET JOURNAL – Em uma unidade industrial em Fort Worth, Texas, homens vestidos com equipamentos de proteção da cabeça aos pés mergulham conchas gigantes em um poço de metal derretido aquecido a 1.800O graus Fahrenheit (cerca de 982,2 °C). Eles estão produzindo algo que os EUA quase não produziram em escala comercial nas últimas décadas: metais de terras raras.

A fábrica é o símbolo mais visível da aposta bilionária da MP Materials de que uma empresa americana pode superar o domínio da China sobre os metais — e os ímãs que eles ativam em tudo, de carros e smartphones a sistemas de mísseis.

Nos últimos meses, a China usou seu domínio sobre 90% dos ímãs de terras raras do mundo para bloquear terras raras do mundo para bloquear o acesso a empresas ocidentais, abalando gigantes industriais como Ford e Tesla, e forçando os EUA a participarem das negociações comerciais.