
O Código Mineiro foi abordado esta terça-feira, 29 de Julho de 2025, na Regedoria do Samujimo, no Município de Cacolo.
A equipa Multissetorial, dirigida pelo Superintendente Alexandre Camilo, Delegado Municipal e Comandante da Polícia em Cacolo, reuniu-se com o Regedor, Sobas e Sobetas residentes naquela comunidade.

O encontro visou analisar o que rege o Código Mineiro e a Constituição da República de Angola quanto a proibição de cidadãos estrangeiros explorarem recursos minerais sem licença de autorização.
Na ocasião, o Superintendente Alexandre Camilo, aconselhou os presentes para não influenciarem a entrada de cidadãos estrangeiros nas zonas de exploração diamantíferas, tendo alertado também que, infelizmente, muitos angolanos perdem a vida nessas áreas devido ao deslizamento de terra durante a exploração ilegal de diamantes e outros minerais deixando enlutadas muitas famílias e não só.

Já o Regedor Samujimo, responsável da Comunidade, congratulou-se com a presença policial e pela abordagem de um tema que considera pertinente. Por este facto, garantiu que vai trabalhar junto da sua comunidade a fazer trabalho de sensibilização e denunciar os devoradores de recursos.

Participaram do certame, autoridades eclesiásticas, tradicionais e convidados.