
Com uma plateia bastante concorrida com perto de 200 pessoas, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás brindou os participantes da Feira Educativa do Trabalhador Mineiro Angolano com uma “aula magna” sobre Geologia e o Sector dos Recursos Minerais
Num encontro com carácter educativo, promovido pelo MIREMPET, no quadro das Jornadas do Mineiro, Diamantino Azevedo procedeu a uma breve apresentação do sector mineiro e dos desafios actuais a estudantes e recém-admitidos nas diversas áreas do sector, com quais partilhou ainda a sua trajectória académica e os muitos desafios enfrentados ao longo da sua carreira.
Apelou aos presentes, maioritariamente estudantes dos cursos de engenharia e das geociências, a focarem-se nos estudos por se tratar de uma fase que “marcará o que serão no futuro”.
Elencou a geologia como um dos grandes desafios em Angola, com vários trabalhos já feitos, mas ainda assim com muito para ser feito, sobretudo a nível de conhecimentos.
“Temos a responsabilidade de transmitir à sociedade a verdade e factos concretos sobre a nossa geologia. A vida de estudante é uma fase que marca o que queremos ser, por isso, apelo-vos que estudem bastante”, disse o governante.
Para o titular do departamento ministerial, o país tem um grande desafio, que passa pelo estudo da geologia, apelando por isso na ocasião o reforço do “apoio aos docentes para a transmissão de conhecimentos detalhados sobre esta área”.
Destaque ainda para a participação na Feira da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), que se fez presente no evento pelo administrador executivo, Teófilo Chifunga, e do director de geologia, Rogério Guimarães, além da directora do gabinete de Sustentabilidade, Fátima Proença, que se destacou com a apresentação das diferentes fases de evolução da ENDIAMA, com abordagem sobre as áreas de actuação, os projectos de sustentabilidade em curso e os objectivos estratégicos da diamantífera estatal angolana.
Para muitos dos presentes, a presença da ENDIAMA na exposição vem reforçar o compromisso da empresa com o desenvolvimento do capital humano e a valorização das novas gerações de profissionais.
A ideia de fundo da empresa é a promoção de uma mineração responsável, inclusiva e sustentável.
A ocasião foi aproveitada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, para uma visita guiada a todos os stands montados pelos expositores.