
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola assinou, recentemente, em Nova Iorque, um Memorando de Entendimento com o Instituto Gemológico da América (GIA), com foco na formação técnica, classificação de diamantes e promoção de práticas comerciais transparentes no sector diamantífero.
O acordo estabelece as bases para uma futura cooperação entre as partes nas áreas de gemologia, rastreabilidade e certificação da proveniência dos diamantes angolanos, visando reforçar os mecanismos de transparência e integridade no comércio internacional.
Com sede nos Estados Unidos, o GIA foi fundado em 1931 e é reconhecido globalmente como a principal autoridade em avaliação e certificação de diamantes, pedras preciosas e pérolas.
A instituição, de carácter público e sem fins lucrativos, é referência mundial na definição de padrões e na formação de especialistas em gemas e joias.
A parceria com o GIA insere-se na estratégia do Executivo angolano de garantir maior valor acrescentado ao sector mineiro e atrair novos investimentos por meio da credibilização do mercado diamantífero nacional.
Fonte: Mercado