BENGO INICIA PROSPECÇÃO DE QUARTZO

BENGO INICIA PROSPECÇÃO DE QUARTZO

A província do Bengo pretende explorar e produzir, a partir deste ano, o minério de quartzo em grande escala, informou, na semana finda, o vice-governador para a Área Social, Política e Económica.

José Bartolomeu Pedro fez estas declarações após a visita efectuada às unidades fabris em construção para o processamento do minério nos municípios do Panguila e da Barra do Dande.

“A visita teve como objectivo verificar o estado operacional das fábricas, assim como acompanhar o evoluir das obras em curso e reforçar o apoio institucional do Governo provincial aos investidores estrangeiros”, salientou o governante.

Em Setembro de 2025, a fábrica Fuanda Internacional arranca com dois fornos o processamento do minério de quartzo, num investimento inicial de 35 milhões de dólares. Com a entrada em funcionamento de sete fornos, a produção pode chegar aos 85 milhões de dólares e vai gerar mil novos postos de trabalho directos.

Ainda em Setembro, a fábrica Huatong Angola inicia a produção de alumínio, cujas obras arrancaram em Outubro de 2024. O projecto prevê três fases, com um investimento estimado em 1,6 mil milhões de dólares e emprega 1.200 pessoas, das quais mil são trabalhadores nacionais.

Já a fábrica “Xin Tai”, localizada no município do Panguila, dedica-se à exploração e produção de silício metálico de magnésio, produzindo anualmente três mil toneladas. O silício de quartzo serve para a fabricação de painéis solares, chips electrónicos e outros dispositivos de alta tecnologia.

“Estamos satisfeitos com o investimento dessas empresas na nossa província. Antes do fim deste ano, vão surgir 11 novas indústrias no Bengo, no âmbito dos 50 anos da Independência Nacional”, afirmou o vice-governador José Bartolomeu Pedro.

Fonte: Jornal de Angola