
Comunicado Oficial
Associação dos Produtores, Exploradores e Processadores de Rochas Ornamentais de Angola (APEPA)
À Família APEPA e ao Sector de Rochas Ornamentais de Angola,
É com grande entusiasmo e responsabilidade que, na qualidade de Vice-Presidente da APEPA, compartilho este momento significativo de transformação e crescimento para o nosso sector. A recente decisão de expandir nossa associação de um modelo regional para um modelo nacional é uma conquista que reforça nossa união, fortalece a nossa voz e amplia as nossas oportunidades. A partir deste momento, a APEPA deixa de ser uma associação representativa do Sul de Angola, tornando-se uma Associação Nacional, com abrangência em todas as províncias do nosso país.

Objectivos e Compromissos da Nova APEPA Nacional
Este novo capítulo exige de todos nós um comprometimento mais profundo com o desenvolvimento sustentável da indústria de rochas ornamentais, com um olhar atento às necessidades dos nossos associados, das regiões e do mercado global. Assumimos o compromisso de:
1. Unir o Sector: Será nossa missão reunir todos os produtores, processadores e comercializadores, independentemente da região, para que juntos possamos construir soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos.
2. Descentralizar a Gestão: Iremos estabelecer delegações em cada uma das regiões de Angola, garantindo que a gestão e o apoio às iniciativas locais se tornem mais eficazes e acessíveis.

3. Diálogo Permanente com o Governo e Sectores Parceiros: Este é um momento crucial para fortalecermos a nossa interlocução com as autoridades governamentais, empresários e outros agentes-chave no desenvolvimento do sector mineral e da indústria de rochas ornamentais.
4. Desenvolvimento da Capacitação e Competitividade: A educação, formação e assistência técnica serão pilares centrais da nossa acção, com foco na modernização das técnicas de extracção e processamento das rochas ornamentais, além do apoio a uma maior profissionalização de todos os envolvidos.

5. Expansão para o Mercado Internacional: Trabalharemos para posicionar Angola no topo das exportações de rochas ornamentais, com um foco estratégico nas exigências de qualidade e nas necessidades dos mercados internacionais, como o Brasil, a China e a Europa.
A APEPA anteriormente era composta por 16 empresas que operam mais de 40 pedreiras, empregos directos e indirectos mais de 8 mil funcionários. Com uma arrecadação anual de mais de 40 milhões de Dólares Americanos em Divisas. Com Crescimento Anual de 15%.
Embora o Epicentro do Sector das Rochas Ornamentais seja no Sul de Angola ainda assim estamos a prever um acréscimo de 35%.
A APEPA Nacional é o reflexo do nosso potencial colectivo. Com união, visão estratégica e esforço conjunto, atingiremos novos patamares no desenvolvimento da indústria de rochas ornamentais em Angola. Juntos, construímos o futuro.
Elias Cipriano
Vice-Presidente da APEPA Nacional
Associação dos Produtores, Exploradores e Processadores de Rochas Ornamentais de Angola