
A Sociedade Mineira de Catoca (SMC) oficializou, esta terça-feira, a entrada da subsidiária do Fundo Soberano de Omã, Taadeen, no capital da empresa, por aquisição de quotas à Endiama.
Segundo uma nota de imprensa citada pela ANGOP, paralelamente, a assinatura do acordo pelos representantes das referidas empresas, observou-se a celebração da saída da SMC do capital da Sociedade Mineira do Luele (SML), por transmissão das acções a Taadeen e a sua consequente entrada nesta sociedade, em cumprimento do Despacho Presidencial nº. 17/25.
O documento sublinha que com essa celebração está encerrado o processo negocial e consumada a alteração das estruturas societárias da SMC e da SML.
Com isso, espera-se que com a entrada da Taadeen nas respectivas sociedades se abram oportunidades para o acesso a fontes de financiamento necessárias para a expansão das actividades dessas sociedades.
A cerimónia foi antecedida, igualmente, pela saída da Alrosa da SMC, que passou a sua quota para a Endiama. Esse acto, assinala um importante marco na normalização da situação da SMC, impactada pela situação geopolítica decorrente das sanções sobre a Alrosa e que ditou a necessidade da sua saída da sociedade, plasmada no Despacho Presidencial nº.14/25 e em acordos que têm vindo a ser negociados.
O acto contou com a presença do secretário de Estado para os Recursos Minerais e o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, Jânio Victor e José Barroso, respectivamente.