MIREMPET PARTICIPA NA GALA DO PRÉMIO CATOCA DE JORNALISMO

MIREMPET PARTICIPA NA GALA DO PRÉMIO CATOCA DE JORNALISMO

O vencedor da 3ª edição do Prémio Catoca de Jornalismo foi anunciado na passada quinta-feira, 17 de Abril, em cerimónia que aconteceu no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, no âmbito das celebrações do Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.< O evento foi prestigiado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. Este ano, os participantes concorreram para sete categorias, nomeadamente: * Grande Prémio Catoca de Jornalismo; * Prémio Reportagem; Prémio Entrevista; * Prémio Jornalismo em Língua Nacional; * Prémio Imagem; Prémio Melhor Locutor; e Prémio Jornalista do Leste. O Prémio Catoca é de abrangência nacional, de periodicidade anual, aberto a todos os jornalistas angolanos, residentes ou não em Angola, que produzam e publiquem os seus trabalhos nos meios de comunicação social nacionais, nomeadamente na imprensa, rádio, televisão e em agências noticiosas, cujo objectivo é incentivar o trabalho jornalístico, premiando a regularidade, a qualidade, a criatividade e a oportunidade do trabalho dos jornalistas angolanos. No evento, foram distinguidos os Jornalistas que mais se destacaram ao longo do ano, no exercício da sua actividade, de acordo com as categorias previstas e critérios estabelecidos. Tal premiação visou despertar nos Jornalistas angolanos o sentido da criatividade e inovação na nobre missão de levar ao público a informação com a qualidade e a objectividade por todos desejadas. HERMENEGILDO OLGA VENCEU GRANDE PRÉMIO

Na ocasião, o Ministro Diamantino Azevedo felicitou os vencedores das sete categorias e referiu que tem “um enorme respeito por quem carrega um bloco de notas, um microfone ou uma câmera” com seriedade.

“Estamos aqui para celebrar quem faz bem o seu trabalho, quem informa com rigor, escreve com clareza e respeita a inteligência do leitor. O bom jornalismo não grita, explica; não inventa, investiga; não serve interesses (pessoais), serve o público”, declarou o governante.

O Director Geral de Catoca, promotor do evento, reafirmou o compromisso da empresa com a responsabilidade social e desejou felicidades aos vencedores e a toda a classe jornalística.

“Nós estamos convosco e reconhecemos o vosso mérito”, disse.

O “Grande Vencedor” da terceira edição do Prémio Catoca de Jornalismo, Hermenegildo Olga, da Televisão Pública de Angola (TPA), dedicou o prémio ao povo angolano, ressaltando que a sua distinção não celebra apenas o trabalho jornalístico, mas consagra uma escuta profunda e um diálogo comprometido com as dificuldades, esperanças e caminhos do nosso país.

Autor de uma entrevista com o arcebispo Imbamba, à TPA, emitida no dia 4 de Abril de 2025, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que o qualificou como vencedor do Grande Prémio, Hermenegildo Olga considerou que “mais do que um exercício jornalístico, foi um encontro entre a fé e a realidade, entre a palavra e o silêncio, entre a memória, o sonho e uma oportunidade de olhar Angola com os olhos de reconciliação e fraternidade”.